Por Carlos Sherman
[…]estamos todos na sarjeta,
mas alguns de nós estão olhando para as estrelas…
Oscar Wilde
Em primeiro lugar, não estamos vivendo na era da pós-verdade. Por que não? Considere a afirmação: “Estamos vivendo em uma era de pós-verdade.” A firmação é verdadeira?
Se for, então invalida a premissa anterior.
Steven Pinker
Tenho uma missão difícil pela frente… Falar com vocês sobre mais de 25 anos de dedicação abnegada ao estudo de (1) como exercemos nossa humanidade, (2) o que representa isso, e (3) como chegamos até aqui. Pelo número de livros espalhados por toda parte, a minha esposa e companheira logo imaginou do que se tratava; livros no banheiro, na cozinha, e praticamente dominando a sala; sem contar o meu lugar de trabalho, e onde eles realmente habitam. Mas ela também conhece outra variável nesta equação, com forte viés neuropsicológico sobre a minha personalidade: o preciosismo… E principalmente quando o assunto é a mente humana, e a ciência por trás desse maravilhoso intento.
Não há investigador acadêmico ou divulgador científico minimamente sensato que não vacile só de pensar na enormidade da tarefa. Resumir esse objeto em 20 horas-aula já é um desafio, mas comprimir esse alcance em 4 ou 5 páginas é uma quimera… E como veem, não consegui! Aqui vão mais de 30 laudas. Espero que valha à pena e saboreiem cada parágrafo, assim como saboreei escrevê-los. O desafio, primeiro, está em mim; está no preciosismo assumido, e no tipo de emoção que dispara meus processos mentais: a paixão.
Discurso ou professoro regularmente sobre o assunto, em palestras, entrevistas, debates, escrevendo livros, artigos, ou gravando vídeos; mas esse momento é especial. Alguma coisa extraordinária está para acontecer.
Acho que convergimos para esse momento e esse encontro. E não estou invocando aqui o pensamento mágico, e ao contrário; mas aludindo apenas à conjunção natural e estatística da longa preparação de cada uma das partes e atores, e a oportunidade do encontro: vocês, da Plano, e eu. Onde minha história se confundirá com as histórias de cada um dentre vós, para lermos juntos a história da saga humana e científica – capítulo, neurociência.
ARTIGOS RELACIONADOS