NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA
SESSÕES TERAPÊUTICAS
NEUROCIÊNCIA EVOLUCIONÁRIA
EDUCAÇÃO NEUROCIENTÍFICA
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
NEUROCIÊNCIA COGNITIVA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
GESTÃO DA COMPLEXIDADE
DESVIOS COGNITIVOS
NEUROCIÊNCIA SOCIAL
RELAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS
BIOLOGIA DAS CRENÇAS
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
NEUROPSICOLOGIA OU CIÊNCIA PSICOLÓGICA
O QUE ELA PODE FAZER POR VOCÊ?
Muitos estão familiarizados com a psicologia como sendo o “estudo” da atividade mental e do comportamento. O termo psicólogo se refere ao profissional que lida com o comportamento humano. Durante muito tempo, a psicologia tratou o homem com apartado da natureza, e os “estudos” envolvidos neste campo não consideraram a condição natural do homem. Desde o final do século XIX, uma nova compreensão emergiu das iniciativas científicas deflagradas em todos os campos da atividade humana. Nasciam as Neurociências, suas vertentes cognitiva, social e evolucionária. Hoje, a Ciência Psicológica, ou Neuropsicologia, propõe uma nova e embasada compreensão do homem, como intimamente ligado à natureza, sendo pois uma ciência, e uma ciência natural. Também precisamos estar atentos aos campos da Genética Comportamental e da Biologia Molecular. Muito pouco subsistiu das antigas concepções da psicologia que ainda é doutrinada e praticada no Brasil.
A terapêutica neuropsicológica envolve a prática dialética, o diálogo dentro das sessão, mas aplicando o bom entendimento moderno ao comportamento, acumulado em mais de 40 prêmios Nobel conferidos às neurociências. A neuropsicologia trabalha em conjunto com a psiquiatria, pois também depende da utilização de fármacos no apoio às iniciativas e tratamentos.
A carreira não está regulamentada no Brasil, e existem fortes pressões corporativas por parte das instituições de classe na psicologia ainda em voga no Brasil, para que a disciplina não ganhe status científico, e abrindo mão de seus dogmas. Esse é um assunto que precisaremos enfrentar nos anos vindouros. Por hora, a neuropsicologia é vista como “terapia alternativa”, quando na realidade esse é o cânon para o entendimento do comportamento humano em todo o mundo. O que nos torna humanos? Somos resultados do meio, da genética? O comportamento resulta de um fino equilíbrio bioquímico? O que são transtornos de personalidade? E a cognição? E os ditos desvios cognitivos? Posso ajuda-lo com todas essas questões…
NEUROSCIENTIA
Qualquer primata pode mirar uma banana, e alcançá-la; mas miramos nas estrelas, e estamos a caminho. Qualquer mamífero superior possui memória associativa, mas somente o homem é capaz do raciocínio silogístico, e alguns podem processar um tipo de racionalização sustentável, ou até mesmo vencer provisoriamente a Segunda Lei da Termodinâmica, ou entropia – que teima em desordenar tudo, e jogar estatisticamente contra a sorte.
Não obstante, as maravilhas em nossa natureza dependem de um fino e instável equilíbrio bioquímico, operando em uma massa de
tecido gelatinoso que pesa pouco mais de 1,3 kg, e cabe em nossas mãos… Mas nos permite questionar a própria existência; órfãos à
soleira do universo, contemplando a vastidão, o significado de infinito, de diminuto, do vazio, e muito mais… como acreditar em
astrologia, mitos, anjos e arcanjos, santos e demônios, além da sorte lançada em loterias e cassinos. Aí também vai muita confusão, dor, e sofrimento.
A unidade fundamental em nosso cérebro é o neurônio; 100 bilhões deles integram e processam inputs e performam outputs, contando
para isso com algo entre 1.000 e 10.000 conexões com outros neurônios – assim estabelecendo a circuitaria neural.
O cérebro é, ele mesmo, uma constelação de neurônios em um universo de redes neurais.Com base neste arranjo, calculamos as possíveis combinações da atividade cerebral e gostamos de nos gabar dizendo que “excede o número de partículas elementares do universo”. Para sermos, assim, a própria consciência e a memória deste universo.
É difícil falar no cérebro sem recorrer ao lirismo. Ainda assim, e por ser mais um órgão em processo evolutivo, o processamento neural
encontra mais de 200 armadilhas em seu caminho: os desvios cognitivos. Portanto, maravilhosamente imperfeitos. Somos feitos de compostos moleculares de átomos que, por sua vez, são fusionados nas estrelas. Isso não é incrível? Assim como é incrível saber que é necessário ser humano para essa, entre tantos outros prodígios, como a contemplação e a abstração. E assim começa nossa viagem pela natureza humana, e através dos princípios e descobertas Neurocientíficas., para entender como o cérebro infunde a mente, essa singularidade cósmica… Esse é um curso sobre a sua vida, sobre o desenvolvimento de suas relações sociais, profissionais e públicas.
Humanos, troppo umanos, e maravilhosamente imperfeitos.
Mentalmente, a diferença entre o homem e outros animais, embora seja grande, é certamente de grau e não de tipo. Temos visto que as sensações e as intuições, as várias emoções e faculdades, como o amor, a memória, a atenção, curiosidade, imitação, raciocínio etc., dos quais o homem se jacta, podem ser encontrados em uma condição incipiente, ou mesmo ocasionalmente bem desenvolvida, nos animais inferiores.
ALMA MATER E ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Neuroscience. Neurons, Nettworks, Brain, Cognitive Health.
Psychology. Brain, Mind, Behaviour and Health.
The Science of Religion.
Behavioral Genetics.
The Science of Parenting.
Health Publishing.
Cognitive Health.
ALMA MATER E ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIA PSICOLÓGICA
Education and Comunication –
Leaders of Learning.
Filosophy – Critical Thinking.
Anthropology – Current
World Issues.
CONTATO PARA TERAPIA
Solicite informações e orçamentos sobre nossos serviços de consultoria por whatsapp, e-mail ou atráves do formulário. Responderemos em até 48 horas.