Por Carlos Sherman
O homem enérgico e bem-sucedido é aquele que consegue transmutar as fantasias do desejo em realidade. – Freud (‘Cinco lições sobre a Psicanálise’)
[…] a mais comum e importante de todas as perversões.
O sadismo atinge o seu ponto culminante ao longo da fase que se inicia com o desejo sádico-oral de devorar o seio da mãe (ou da própria mãe) e que termina com a chegada do primeiro estágio anal. Durante este período, o objetivo principal do sujeito é se apropriar do conteúdo do corpo da mãe e destruí-la com todas as armas que dispõe o sadismo. – Melaine Klein (‘Essais de psychanalyse’; 1948; p.263)
No interior do corpo da mãe, a criança espera encontrar: o pênis do pai, excrementos e crianças, todos esses elementos sendo assimilados a substâncias comestíveis. […] Esses excrementos são transformados, na fantasia, em armas perigosas: urinar equivale a recortar, socar, queimar, afogar, enquanto as matérias fecais são assimiladas a armas e projéteis. – (Ibidem)
Credo quia absurdum! (Creio porque é absurdo!) – Tertuliano de Cartago
Nossa prática é uma trapaça, blefar, fazer as pessoas pestanejarem, impressioná-las com palavras astuciosas, é de qualquer forma o que se costuma chamar de engodo. […] Do ponto de vista ético, nossa profissão é insustentável; é, aliás, justamente por isso que eu fico doente só de pensar nela, porque eu tenho um supereu como todo mundo. […] Trata-se de saber se Freud é ou não um acontecimento histórico. Acredito que ele fracassou no seu golpe. É como eu; em muito pouco tempo ninguém mais se importará com a psicanálise. – Jacques-Marie Émile Lacan (Conferência proferida por Lacan em Bruxelas em 26 de Fevereiro de 1977, transcrita na íntegra pela revista Le Nouvel Observator, no. 880, de Setembro de 1981, p.88)
[Rank é o] seu mais fiel colaborador […] detém uma compreensão extraordinária de psicanálise. – Freud (‘Zur Geschichte der psychoanalytischen Bewegung’; 1914; p.63)
[…] todos os fenômenos psíquicos – inclusive o coito e o complexo de Édipo – são interpretados em função do trauma do nascimento. Ele crê, assim, ter chegado a um nível mais “profundo” do que aquele que Freud tinha chegado. Afirma que a fonte última da angústia é retornar ao seio materno. – Jacques Van Rillaer (‘Mitologia da Terapia Profunda’)
Sócrates é verdadeiramente o precursor direto da terapêutica psicanalítica […] ao aceitar a morte que facilmente poderia ter evitado […] conseguindo superar intelectualmente o trauma do nascimento. – Rank (‘O Trauma do Nascimento’; 1924; p.184)
O desejo edipiano é a expressão psíquica de uma tendência biológica muito mais geral, que impele os seres vivos ao retorno ao estado de calma do qual gozavam antes do nascimento. – Ferenczi (‘Thalassa’)
Ferenczi imagina que os anfíbios e répteis foram incitados a criar um pênis a fim de restaurar o modo de vida perdido […]. – Jacques Van Rillaer (‘Mitologia da Terapia Profunda’)
[…] restabelecer a existência aquática no interior da mãe, úmido e rico em nutrientes. – Ferenczi (‘Thalassa’)
A mãe é, na realidade, o símbolo do Oceano ou seu substituto parcial, e não o inverso. – (Ibidem)
Você [Ferenczi] é o primeiro a explicar por que o homem quer praticar o coito. Este não é um enigma fácil. – Freud (‘Carta a Ferenczi em 11 de Maio de 1924’)
[…] a psicologia não é uma ciência, […] é a última transformação da teologia. – Augusto Comte (‘Curso de Filosofia Positiva’; 1842)
ARTIGOS RELACIONADOS